A nossa série de postagens natalinas está chegando ao fim, infelizmente, mas vamos fechar com chave de ouro! Hoje vou compartilhar uma receita de tofu recheado maravilhoso que fazemos há quase uma década aqui em casa. Geralmente as pessoas não sabem o que veganos comem — comida, lógico! Afinal, cadáveres não são comida! E pensam que comida vegana é esquisita (esquisito é comer animais mortos), sem gosto, ou ruim. Como estão enganados! A melhor comida do mundo é vegana: sem pedaços de animais mortos, sem secreções, sem crueldade animal.

Pode parecer que vegano só sabe comer tofu, mas olha, tofu é fantástico! Muito além de ser um bloco branco insosso, o tofu é uma proteína super versátil porque você pode fazer tuuudooooo com tofu: bebidas, pratos doces e pratos salgados! Eu prometo que este tofu não é sem graça — você vai querer comer sempre!

TOFU RECHEADO NATALINO

Recheio
meio pão de forma tipo pão pullmann
3 ou 4 talos de salsão/aipo
1/2 xícara cebola & alho picados
3 colheres (sopa) castanhas ou nozes picados
1 colher (sopa) chia
1 colher (sopa) sálvia seca picada
cheiro-verde picado a gosto
sal & pimenta a gosto
1/2 xícara caldo de legumes

Assado
1 bloco de tofu
2 colheres (sopa) shoyu
sal & pimenta a gosto
1/2 colher (chá) curry
1/2 colher (chá) alho em pó
1/2 xícara caldo de legumes
2 colheres (sopa) amido de milho

Comece com o recheio. Pique o pão de forma em cubinhos e asse numa forma em fogo médio até ficar crocante e dourado. Retire do fogo. Refogue a cebola e o alho com um fio de azeite, acrescente o salsão e os temperos e deixe cozinhar em fogo médio até o salsão ficar macio. Retire do fogo. Numa tigela grande, coloque os cubinhos de pão tostados e o refogado e mexa bem até incorporar, adicionando o caldo de legumes para deixar tudo molhadinho. Reserve.

Num processador de alimentos, coloque o tofu picado em cubos, os temperos e o caldo de legumes até ficar uma pasta lisa e homogênea. O tofu demora a pegar gosto, então adapte o sal se necessário. Acrescente o amido de milho e processe novamente.

Prepare uma forma retangular profunda com óleo e farinha de trigo. Espalhe a pasta de tofu com cuidado pelas laterais, guardando 1 xícara da massa para cobrir. Complete com o recheio e espalhe o restante da massa por cima. Espete uns palitos de dente sobre a massa e cubra com alumínio, para o mesmo não grudar na massa. Asse em fogo alto-médio por mais ou menos 1 hora (dependendo do seu fogão). O tofu está pronto quando estiver bem dourado e começar a desgrudar da forma. Desenforme e decore como desejado.

Refogado e recheio pronto.
Tofu pronto! Sugiro que você sirva com molho de cranberry!

Todo ano servimos o tofu na forma mesmo, porque somos práticos e não gostamos de lavar louça desnecessária, 😄 mas este ano, quando fiz a receita em Novembro para o dia de Ação de Graças, resolvi desenformar, mas como nunca tinha feito isso antes, nem lembrei de preparar legumes para enfeitar o prato. Então fica ao seu gosto! Sempre servimos o tofu com o molho de cranberry, já que estamos fazendo uma versão vegana do prato típico estadunidense. O molho é agridoce e simplesmente divino, traz uma dimensão de sabores que complementam perfeitamente o assado.

MOLHO DE CRANBERRY
1 xícara de cranberry desidratada
1 xícara de suco de laranja puro
1/2 colher (chá) canela em pó
1/2 colher (café) noz moscasa em pó
1 pitada de sal

Bata a cranberry com o suco no processador de alimentos, com algumas pulsadas até picar a cranberry mas não virar suco. Despeje numa panela pequena e acrescente as especiarias e o sal. Cozinhe por 5 minutos e está pronto! Sirva sobre o tofu assado fatiado.

Tenho certeza que você vai amar este tofu recheado! Conte para nós o que você achou! Bom apetite!

outros ArtiGos que Você VAi GostAr

Uma resposta

fAlA, GArot@!

Kath Moon

KATH MOON | vegana, apaixonada por alquimia & herbalismo, bichos & pelo espaço. idealizadora da
Kosmika natural & vegana.

Faça parte da Constelação Kosmika
para ficar por dentro de todas as novidades!

%d blogueiros gostam disto: